Anúncios
Projetado pelo designer-chefe da Renault Patrick Le Quement, o Renault Twingo surgiu em 1992, um modelo mini e revolucionário como os demais carros franceses, o nome se advém de “twist”, “swing” e “tango”, estilos
de dança que combinam com a proposta do pequeno automóvel. No início foi projetado para dispor de um tipo de carroceria, uma versão e motor. Le Quement chegou a Renault para ajudar a empresa a superar
Anúncios
A crise a qual estava passando, ele promoveu grandes mudanças em seu setor, dobrou para mais de 350 o número de sua equipe, e seu departamento seguia ordens somente do próprio presidente da companhia.
Lançamento
Lançado em abril de 1993, foi comercializado nos mercados Europeus de mão esquerda, até meados de 2007, recebeu reestilizações em 1998, 2000 e 2004, nunca sendo distribuído em mercados de mão direita.
Anúncios
O modelo foi uma derivação do projeto W60, quando Gaston Juchet era o designer-chefe da marca. 1993 Inicialmente a primeira versão possuía teto panorâmico e ar condicionado, disponíveis em cores claras, os bancos traseiros deitavam e junto com os da frente faziam-se uma cama. O motor oferecia segurança 1237 c.c e 55cv. Entanto a boa aceitação do público veio a necessidades da criação de um Twingo com vários.
Pacotes de equipamentos, como Pack, vidros e retrovisores elétricos, fecho central de porta com telecomando e entre outras coisas.

Foram criados ainda algumas séries limitadas com estofados e interiores relativos a cada série, equipados com o Pack, e outras ainda com airbag e ar condicionado.
A versão Easy, outra revolução do Renault Twingo, a caixa de quatro velocidades era manual, e a embreagem pilotada, sendo uma boa opção para quem deseja um carro com dois pedais e não queria a caixa automática.
Considerado o carro do ano em 1994 na Espanha, mesmo empatando com o Citroen Xantia.
A motorização foi renovada em 1996 pelo motor D7F com 1149c.c de 60cv, tornando-o o Twingo mais potente e econômico.
Aparece também novos interiores, e o modelo mantia-se na liderança juntamente aos preços, qualidade e conforto.
Facelift
Em 1988 uma nova reestilização com novos faróis e para choques, interior completamente revigorado, podendo incluir teto panorâmico de vidro e possuía airbags duplos, ficou conhecido como o Twingo 2. Em 2001 o pequeno Twingo recebeu novidades, os faróis vieram com vidro liso, com novas cores.
O motor agora com cabeça 16 v contava com dois motores com 60cv e 75cv, tudo contribuindo para o Twingo se manter atualizado mesmo depois de 13 anos.
Inicio do Fim
A produção no Uruguai foi somente até 2002, e com isso ele parou de ser importado para o Brasil. Quando a Renault percebeu a queda nas vendas em 2004, ela optou por mudanças maiores, um logotipo da Renault apareceria onde seria a fechadura da chave de mala.
Em 2007 a produção da primeira geração do modelo Renault Twingo foi suspensa na Franca, e na Colômbia em 2012. Foram mais de 2,6 milhões Twingos fabricados.
O interior Renault Twingo I possuía uma certa flexibilidade, o banco traseiro pode ser movido em três faces, os dois assentos da frente também são móveis em um trilho.
Com a decadência das vendas, a Renault decide lançar um novo modelo de Twingo, o Twingo II, totalmente moderno em 2007. O carro foi testado na série 14, episódio 4 de Top Gean. Renault Twingo ganhou em 2011 o “prêmio de melhor carro citadino” no New Car Awards do Parkeres.
Em 2014 com o Renault Twingo III, o Twingo II acabou, esse novo modelo foi inspirado no Renault 5,diferentes dos anteriores dessa geração e o primeiro a possuir 5 portas. Esse modelo foi criado em parceria com a Daimler AG.
No ano de 2019 foi o lançamento do modelo 2020, o primeiro facelit da terceira geração do Twingo com pequenas mudanças, recebe novo para-choques, o dianteiro com entradas de ar nas laterais, grade menor e faróis de neblina mais baixos.
Com 3,6 metros de comprimentos a versão elétrica surge em 2020, o bagageiro com capacidade de 240 litros, tornando-o compacto e versátil. Produzido pela Renault em Paris o novo motor elétrico de 82 cv (60kw) de potência.
Sua velocidade sai do zero aos 60km/h em 4,2 segundos e atinge 135 km de velocidade máxima. Seu peso e inferior a 1200kl distribuídas corretamente sobre os eixos. A bateria de iões de lítio de 22 kwh, refrigerada a líquido.
Mais uma de suas qualidades é o ângulo de viragem das rodas dianteira de 45o, e 4,30 metros o raio de viragem que possibilita manobras com velocidades.
Camaleão e o carregador, aceita correntes alternadas ou diretas de ate 22KW. Com esse recurso e a refrigeração liquida o abastecimento e rápido e indiferente ao estado inicial da carga.
O Renault Twingo elétrico é o modelo ideal para a cidade, ágil, pequeno e possui um baixo custo comparando ao modelo movido a gasolina. E importante frise que a Renault hoje e uma das marcas que mais investe na eletrificação da sua frota e vem conseguindo grandes parceiras como a DHL.



