Anúncios
Amado por muitos, conhecido por todos, o Fiat Uno poderia ser levantado como patrimônio cultural, pois para a rotina de nós, brasileiros, é bom comum ver uma versão do modelo rodando pelas ruas.
Fama
Todos que passam o reconhecem de longe, por sua popularidade e por ser um modelo prático e extremamente acessível, sendo escolhido como primeiro veículo de muitos.
Anúncios
Esse carro bastante popular, foi lançado no ano de 1982 e foi projetado por Giorgetto Giugiaro, o Italiano mais famoso por seus designs de carros, seu objetivo na produção do carro era criar um modelo pequeno, mas, ao mesmo tempo que fosse prático, espaçoso e acessível, assim nascendo o famosos Fiat Uno.
Não satisfeitos somente com a versão original, a Fiat lançou no Brasil, em 1994 a versão turbo do compacto, o Fiat Uno Turbo i.e., que era uma versão que tinha o objetivo extremamente diferente do seu modelo de origem, fazendo com que esse pequeno hatch fosse muito mais atrativo em seu design e no seu desempenho.
Anúncios
Esse modelo foi fabricado logo após a Fiat entender o grande potencial do Uno no mercado de carros esportivos, que estavam em constante crescimento, o Fiat Uno Turbo i.e. possuía algumas características diferentes da versão turbo brasileira, um carro potente com proporções menores, essa versão possuía 1302 cm³, quatro cilindros 128 SOHC, um motor extremamente potente e turbinado que foi projetado por Aurelio Lampredi.
O motor do modelo possuía um limite de 8000 rpm, o que era vantajoso quando estava se relacionando quando este girava alto, isso se dava por conta do trabalho desse motor turbo de 80 mm, com pistões de 63,9 mm.
Além disso, possuía um turbocompressor que era alimentado por um sistema de injeção eletrônica Bosh, que deu o nome ao veículo “Turbo i.e.”, e o modelo alcançava excelentes potência de 105 cv que possuía 14,9 kgfm de torque, seus 845 kg de carroceria também auxiliavam na velocidade máxima de 197 km/h, além de alcançar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
No seu visual, era possível ver para-choques na cor preta, e com detalhes chamativos por conta de suas faixas escurecidas nas laterais do carro, já na frente, os faróis auxiliares no para-choque, trazendo a memória de um carro de rali.
No final do ano de 1985, o Uno Turbo foi considerado como um ”pequeno supercarro”, pela revista britânica Car, porém, apesar do título, não levou o prêmio, pois o Peugeot 205 GTI acabou levando o prêmio por ter uma força linear aspirado muito maior que o do Fiat Uno Turbo.
Porém não ficou só por isso, no ano seguinte, foi elogiado pelo motor turbinado e sua suavidade em altas rotações, seu excelente desempenho chegou a ser classificado pela revista “What Car?” como “fabuloso”.
Quatro anos após, a linha Fiat Uno acabou recebendo uma reestatização em todos os seus modelos da linha, fazendo com que aumentassem de tamanho, já o modelo turbo, teve suas alterações em sua área externa, sendo assim, o diâmetro de seus cilindros aumentaram para 80,5 mm, o motor passou a ter um deslocamento de 1372 cm³, além disso, seu turbocompressor começou a trabalhar a 0,8 bar seu potência subiu para 118 cv e 16,4 kgmf de torque.
Velocidade Máxima
Sua velocidade máxima subiu para 204 km/h, e passou a fazer de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e essa sua segunda versão teve sua produção até o ano de 1993.
Para além das versões principais, o Uno Turbo também teve suas versões especiais, que também deixaram sua marca na história da versão turbo do modelo, e uma das mais famosas dela foi o Uno Turbo Torino, com seus grandes para-lamas e portas, além de uma arquitetura mais robusta e aerodinâmica que tornava seu visual bastante harmônico.
Facelift
Sua grande alteração no visual, também foi até seu interior, pois agora, o desempenho passou a ser de 148 cv de potência permitindo que o modelo alcançasse facilmente os seus 220 km/h.
No ano seguinte, sua fabricação na Itália chegou ao fim, porém aqui no Brasil, nossa versão do Uno Turbo, ainda foi considerada uma das melhores versões de esportivos já fabricados aqui em nosso País.
Atualmente
Esse modelo, aqui no Brasil é atualmente considerada uma versão esportiva bastante rara, mas ainda sim é lembrado por seus marcos, de um modelo hot hatch extremamente popular e acessível, custando menos do que os hot hatch de outras fabricantes, e até hoje conseguimos ver alguns de seus modelos ainda existentes em competições regionais em ralis.
Essa versão turbo do modelo realmente foi um marco histórico para o Uno, tanto na Itália quanto no Brasil, mesmo apesar da simplicidade de seus componentes em comparação aos hot hatches concorrentes. Hoje, apesar de raro aqui no Brasil, esse modelo deixou seu marco na história de seus proprietários, e realmente pode ser considerado um modelo com um desempenho fabuloso.