Teste do novo Hyundai HB20 - Motores em Foco

Teste do novo Hyundai HB20

Anúncios

Quem vê cara não ver carro bom! Já trago essa polêmica logo de início, já que porque o novo HB20 tem um design amado por poucos e odiado por muitos.

Lançado em 2012 Sua primeira geração agradou demais com seu visual ousado e inovador, logo de cara já foi colecionando fãs e balançou o mercado.

Anúncios

Banho de água fria

Todos esperavam ansiosamente a nova geração, que acabou se tornando para muitos aquela sequência de filme decepcionante. Mas se ”Beleza não põe mesa” Vem comigo que te mostro os pontos positivos desse carro que em 2021 já emplacou 37 mil unidades ocupando o terceiro lugar em vendas.  

A versão testada foi a Evolution, uma das intermediárias que sai por salgados  81 690 Reais. Equipado com o bom motor KAPPA 1.0 Aspirado com bloco e cabeçote em alumínio. São 12 válvulas que garante um bom desempenho em cidade ou estrada.

Anúncios

Motor que faz por merecer

Apesar da idade, e extremamente competente, são 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol, 9,4 kgfm com gasolina e 10,2 kgfm com etanol a 4.500 rpm, em números se mostra tímido, mas, na prática, impõe respeito em muito motor de maior cilindrada, parte disso se deve ao excelente câmbio manual de 5 marchas, que entrega uma condução muito agradável e confortável.

Com engates precisos e curtos se torna extremamente prazeroso na condução, simplesmente um show a parte. Arrisco-me a dizer que é melhor que o carro de certa montadora alemã.

O acabamento do carro é bom, muito bem montado com partes que o remete a carro superior, mas o fato do modelo não ser uma nova geração e sim um facelift, causa um mar de confusões para quem teve contato com a antiga geração. Ao dar partida vemos o novo cluster digital de ótima visualização, mas o ambiente se mistura com itens datados da geração antiga.

Nem tudo são flores

A Hyundai claramente confiou no sucesso que o HB20 colheu por anos e economizou em alguns aspectos para essa nova geração. Gosto é muito particular, o que posso dizer é que após algum tempo o observando percebi que não se trata de ser feio ou bonito, e sim de ser um carro extremamente mal resolvido esteticamente. Falando em equipamentos, ele perde feio pro seu principal concorrente, o Onix, que além de mais harmônico, coleciona itens de conforto e segurança que não se consegue equipar nem na versão mais top do HB20, como seis Air bags ou alerta de ponto cego.

Seu porta malas conta com 300 Litros de capacidade, sendo um bom volume para um casal. Na cidade, o carro se mostra excelente com uma boa manobrabilidade, bons pontos de visão e uma direção muito macia. Na rodovia o silêncio reina dentro da cabine, mesmo em rotações mais altas pouco se escuta o motor. Um ponto positivo a ser considerado, são os 5 Anos de garantia sem limite de quilometragem, a coisa muda quando o carro é faturado por pessoa jurídica, são apenas 100 mil Quilômetros.

hb20
Divulgação Hyundai

Mesmo carregando consigo esse design controverso, o HB20 Tem bons atributos, e bem construído é possui uma das melhores garantias do mercado. O que o torna uma boa opção. Abaixo a lista de itens dessa versão.

Equipamentos

Airbag frontal duplo

Fixação ISOFIX® com top tether para cadeirinha de bebê

Apoios de cabeça 

ajuste de altura volante 

Alarme perimétrico

Controle de estabilidade (ESP)

Controle de tração (TCS)

Sinalização de frenagem de emergência (ESS)

Assistente de partida em rampa (HAC)

Airbag lateral de tórax

Ar-condicionado digital

Direção elétrica progressiva muito boa

Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one touch (descida e subida) e antiesmagamento

Travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave

Computador de bordo

Chave principal tipo canivete 

Retrovisores externos com ajuste elétrico

Banco do motorista com regulagem de altura

Espelho de cortesia no para sol para motorista e passageiro

USB para carregamento rápido de celular

Sensor de estacionamento traseiro

Volante com regulagem de altura e profundidade

Faróis com acendimento automático

Câmera de ré

Agora um pouco da história do HB20

O HB20 foi o primeiro carro popular da Hyundai, construído no Brasil e lançado em setembro de 2012. O HB20 dá início à nova série HB, trazendo um crossover compacto chamado HB20X e um sedã chamado HB20S. Em 2015, o HB20 ganhou seu primeiro facelift, ganhando uma nova frente, primeiro com grade hexagonal no hatchback HB20 e HB20X, e depois no sedã HB20S.

HB20S

O HB20S, derivado do HB20 produzido com o intuito de agradar o mercado brasileiro com um excelente porta malas é espaço interno fez um sucesso absurdo abusando das suas linhas fluidas

O HB20X é um crossover baseado no HB20 com alterações estéticas em relação ao modelo original, além de suspensão e motor diferenciados em relação ao modelo original.

As principais diferenças são que os para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados com materiais pretos, os vincos da carroceria são mais pronunciados, a grade frontal é diferenciada, com design exclusivo dos faróis e faróis de neblina, a viseira preta é mesclada com detalhes cromados, em além de ter sido projetado para dar ao para-choque traseiro um visual off-road.

HB20X

O HB20X foi projetado para competir no segmento de crossovers, tendo como principais concorrentes o Volkswagen CrossFox, Renault Stepway, Ford Ecosport e Citroen C3 Aircross. As transmissões são: manual de 5 ou 6 velocidades e automática de 6 velocidades.