Anúncios
O primeiro sedã de luxo da Fiat que chegou no Brasil, o Fiat Tempra. Em fevereiro de 1990, foi lançado primeiramente na Europa, e veio derivado do Fiat Tipo, modelo esse que foi lançado no ano de 1988, seu objetivo inicial era suceder seu antecessor o Fiat Regata.
Desenho agressivo
Seu design, mostrava linhas retas e bem mais definidas, além de possuir um espaço maior em comparação ao seu antecessor.
Anúncios
Um sedan com grandes proporções quando em comparação com outros modelos do seu segmento, e ficou em linha até 1996, sendo substituído pelo famoso Fiat Marea.
Chegou com tudo no Brasil, em novembro de 1991, sendo uma grande aposta da Fiat, por na época não ter nenhum modelo do seu segmento de sedãs de luxo.
Anúncios
Já na época, sua versão a diesel não chegou no Brasil, pois havia entrado em vigor uma lei que proibia carros de passeio com motores a diesel, então só veio ao nosso país duas versões, a Série Ouro a versão mais top de linha e a Série Prata mais básica.
Fabricação do Fiat Tempra
Esse modelo foi fabricado na fábrica da Fiat localizada em Betim, Minas Gerais e trazia em seu interior um motor 2.0 que entregava ao consumidor, interessantes 99 cv de potência e 16,4 kgfm de torque, porém ainda estavam sendo produzido com carburador, e seus 1250 kg, fazia com que a sua potência acabasse sendo menor que o esperado para um motor de qualidade como o desse modelo.
Porém no ano de 1993, no mês de fevereiro tudo mudou para o Fiat Tempra, pois, agora chegava uma de suas novas atualizações para o modelo, o Fiat Tempra com motor 2.0, com 16 V e que entregava uma potência de 127 cv, 18,4 kgfm de torque a 4,750 rpm e rendendo de 0 a 100 km/h a 9,8 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 202 km/h.
Tropicalização
Aqui no Brasil, o Tempra não era o mesmo que ofertado nos países da Europa, pois o clima e a qualidade das estradas interferiam em sua qualidade, então dessa forma, ele foi desenvolvido para as estradas brasileiras, recebendo vários reforços na suspensão.
Recebendo também diversos pontos de solda no chassi, para que ele se mantivesse estabilizado em decorrência da má qualidade das estradas.
Permanecendo no ano de 1993, o Fiat Tempra não teve tantas atualizações em seu design, ainda sendo oferecido apenas no modelo com duas portas, pois nesse período ainda estava sendo feito a transição dos carros em versão duas portas, para futuramente serem oferecidos na versão quatro portas.
Porém, nesse mesmo ano, foi oferecido em sua versão duas e quatro portas, além de freios a disco em suas quatro rodas, bancos elétricos e retrovisores fotocrômicos, retrovisor esse que ofuscam os feixes de luz que eram propagados nele.
Tempra Turbo o ápice
No ano de 1995, a Fiat lança o modelo Fiat Tempra em sua versão mais atualizada, o Fiat Tempra Turbo, que rendia 165 cv, atingindo velocidade máxima em 210 km/h, e fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos.
Além do motor, seu design também mudou, pois agora o modelo contava com novas rodas, um nova grade dianteira, um aerofólio na traseira e atualização no painel, além de todos os acessórios que eram disponibilizados.
Nesse mesmo ano também foi ofertado aos consumidores um modelo turbo, porém mais simplificado, o Tempra Turbo Stile e a sua versão perua, o Tempra SW, com um motor 2.0 de 8 V, que rendia 115 cv de potência, porém saiu de linha no ano de 1996.
O começo do fim
Em 1998, o Tempra sofreu uma reestilização, recebendo uma nova grade dianteira, tirando um pouco do seu aspecto que relembrava suas primeiras versões, além de atualizações no interior do veículo, porém, não houve muitos resultados, pois nesse mesmo ano.
A Fiat lançou seu novo modelo, o Fiat Marea, que chegaria para substituir o legado do Tempra como o primeiro modelo 4 válvulas por cilindro no Brasil, e então no mês de novembro o modelo acabou saindo de linha, porém teve mais de 200 mil unidades vendidas no Brasil ao longo desses 7 anos no país, e assim, dando lugar ao seu novo sucessor, o Fiat Marea.
Seu desenvolvimento durante os anos foi bem aproveitado, sua função como sedã de luxo e carro de passeio foi muito bem executada, fazendo com que fosse um dos tops de linha de sua geração, e cobiçado por todos os amantes de carros da época por conta de todo seu estilo, elegância e qualidade em toda sua arquitetura, seja externa, como interna, em seu motor.
Para alguns, sete anos de história podem ser poucos, mas para esse modelo, foi a chave para uma nova era de sua montadora, seu desempenho de um sedã de luxo foi digno de toda sua evolução durante os anos, e atualmente, o Fiat Tempra é uma peça rara, sendo considerado até, um excelente e muito procurado, carro de colecionador.