Anúncios
Celta do Brasil para o Brasil
O celta foi um carro projetado por brasileiros para brasileiros, internamente o projeto era conhecido como Blue Macaw que significa Arara Azul, a ideia principal era fazer um carro que atendesse pessoas com menor poder aquisitivo e pudessem comprar o seu primeiro carro.
Simplicidade do Projeto
Muitos fatores foram levados em consideração, como simplicidade do projeto e mecânica simples que implica diretamente com o custo de manutenção, e o seu desenhista principal foi Paulo Konno que já havia feito outros trabalhos para a Chevrolet.
Anúncios
Muito aguardado, o modelo foi lançado em 2000, era fabricado na planta de Gravataí no Rio Grande do Sul até o presidente da época (Fernando Henrique Cardoso), foi prestigiar a Chevrolet na inauguração da fábrica, no seu primeiro ano o carro mostrou ter potencial, foram vendidos mais de 100 mil carros e até 2005 foram mais de 500 mil unidades, nessa época a Chevrolet promoveu propagandas associando o celta como “Xodó” do Brasil.
O carro pesava apenas 800 Kg, e com o câmbio tendo relações curtíssimas agradava muito pelo bom desempenho dentro da cidade, já que na estrada o carro era muito desconfortável, com velocidades em torno de 100 KM/H, o giro do motor ficava muito alto dentro da cabine.
Anúncios
Coração do Corsa
O seu desenho foi inspirado no Vectra, e o motor da primeira geração veio diretamente do corsa 1.0 MPFI, de 1996, possuía 60cv os marcadores de combustível e hodômetro eram digitais enquanto o velocímetro era analógico, um dado importante e que no corsa todo painel era analógico, e a Chevrolet deu algumas mancadas, como inserir a buzina na chave de seta, essa medida visava um corte de custo, mas foi imensamente criticado por parte da imprensa e proprietários.
No inicio de 2003, a marca fez uma substituição estratégica do motor MPFI para o VHC Very High Compression, que produzia 70 cavalos cerca de 10 cavalos a mais que a versão antiga, a versão quatro portas chegou em 2002, e ganhou opção do motor 1.4 que possuía 85cv a versão off road deu as caras em 2005, e o kit poderia ser inserido em qualquer versão, inclusive carros seminovos.
No mesmo ano, a Chevrolet inseriu a tecnologia flex no motor, então ele poderia funcionar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção em 2009, a marca aumentou a potência do motor 1.0 que agora tinha 77 cavalos com gasolina e 78 cavalos com álcool.
O câmbio em si, permaneceu o mesmo durante toda sua trajetória, era muito desconfortável em rodovias, como já disse, com o veículo acimados 100 KM/H, mas por ser extremamente curto dava muita agilidade para o carro dentro da cidade, em qualquer situação o carro sempre respondia de maneira imediata, já o câmbio que equipava o modelo 1.4 tinha relações mais harmônicas com rodovias.
A versão de entrada era a Life, vinha com rodas de ferro de 13 polegadas com calotas, direção mecânica, para-choque sem pintura, os cintos dianteiros tinham ajuste de altura essa versão era destinada a empresas, ou para quem queria gastar o mínimo possível na compra de um carro.
A versão Spirit, era a mediana, o cliente poderia equipá-la com motor 1.0 ou 1.4, vinha com para-choques na cor da carroceria e poderia ser instalados alguns opcionais.
A versão Super, também poderia vir com motor 1.0 ou 1.4, trazia tecidos e um grafismo diferente nos bancos, tinha conta giros no painel além de desembaçador e limpador no vidro traseiro.
A versão Energy, trazia itens singulares e poderia vir com 1.0 ou 1.4.
A versão “fora de estrada” adicionava um traje off road e mais faróis de neblina.
Houve ainda uma versão pseuda esportiva chamada de Piquet, o carro fazia alusão ao Nelson Piquet, a montadora produziu 30 unidades na cor amarela e possuía adereços como saias laterias, os carros foram sorteados através de uma campanha de marketing.
Fim de Vida
O Celta saiu de linha em 2015, com 1.5 milhões de unidades produzidas, foram mais de 15 anos de mercado, mas no fim da sua vida o carro já não atendia as exigências do mercado, com isso a marca lançou o ônix para substitui-lo e diga se de passagem o carro fez isso com facilidade, mas já e assunto para outro post.



