O primeiro turbinado da história - Motores em Foco

O primeiro turbinado da história

Anúncios

A Oldsmobile foi a primeira fabricante dos Estados Unidos, ela teve sua criação no período de 1897 e seu fim em 2004, tendo um período de atuação longo, porém que chegou ao fim aos seus 107 anos de empresa.

A marca sempre teve uma relação inovadora com seus produtos, sempre trazendo novas criações, sendo uma delas, o motor V8, que estaria presente em um dos seus maiores ‘quase’ sucesso, o famoso Oldsmobile Jetfire, que seria o primeiro turbinado do mundo.

Anúncios

Primeiro turbinado

Em 1962, a Chevrolet desenvolveu o Chevrolet Corvair, que foi um dos primeiros carros com motor turbo produzido no mundo, esse veículo, tinha como objetivo competir com o motor V8 de 260 pol³ (4,2 litros) e 164 cv oferecido pelo Ford Falcon.

Porém, a Oldsmobile não se daria por vencida, e logo após, levou para ser estreado seu novo modelo com turbocompressores, o Oldsmobile Jetfire, que possuía embaixo do seu capô um motor V8 de 215 pol³ de 3,5 litros que entregava 215 cv a 4.600 rpm e 41,8 mkgf de torque.

Anúncios

Aposta no turbinado

Sem contar com a qualidade e a novidade dos motores que estavam sendo implementadas, a Oldsmobile trazia aos seus modelos um design mais sofisticado e esportivo para a época, chamando atenção dos consumidores não só pela potência de seus veículos, mas também pela arquitetura de seus automóveis que contia capotas rígidas e fixas, uma excelente carroceria e portas sem molduras. Mas o brilho dos automóveis da Oldsmobile realmente se encontrava nos seus novos motores V8, que contém os famosos turbocompressores, esses que trariam controvérsias durante o seu período de fabricação e divulgação.

Os turbocompressores chegaram aos automóveis em 1962, através dos esforços da General Motors, que lançaram no dia 20 de abril de 1962, no salão de Nova York, o primeiro automóvel produzido em série, com turbocompressores, o Oldsmobile Jetfire, sendo ele, um dos modelos mais importantes já produzidos pela General Motor.

A partir da vontade de criar um veículo que tivesse maior potência e rendimento do motor, de forma que não centrasse nos quesitos relacionados à polegadas cúbicas, assim como os caminhões e carros de grande porte a diesel, o engenheiro Gib Butler, tinha em mente, carros que tivessem o mesmo rendimento, porém, mais compactos. Bluter, então, liderou o time que criou o motor V8 Turbo-Rocket.

O turbocompressor que estaria no Oldsmobile, era conhecido como Garret, um turbocompressor genuíno, desenvolvido especialmente para o Oldsmobile.

Dessa forma, possuía um motor equivalente a 3,5l, que acabou recebendo um aumento na taxa de compressão, saindo de seus 10:i para 10,25:1, além disso, apesar do corpo simples, ele possuía um carburador maior. Ele trabalhava a 0,35 bar e atingia 2200rpm, tendo assim, um aumento considerável de potência (214hp), fazendo com que a Oldsmobile Jetfire atingisse os impressionantes 1hp por polegada cúbica.

Tecnologia

Além do incrível turbocompressor, ele possuía alguns recursos auxiliares que garantiam um sobrealimento correto no veículo, esse sistema tinha como objetivo, injetar no carburador e no coletor de admissão, uma mistura relativamente igual de metanol e água destilada, sendo essa mistura batizada de “Turbo Rocket Fluid”, que servia para que ocorresse um resfriamento do ar recebido no carburador de forma a reduzir as chances de problemas futuros, levando em consideração as elevadas taxas de compressão.

Dessa forma, era importante o reabastecimento constante do fluido para que houvesse uma sobrevida maior dos motores.

Infelizmente, o modelo Oldsmobile Jetfire, não foi um sucesso como esperado, vendendo apenas 3765 exemplares no período de 1962 e 1963, muito disso se dá pelos diversos problemas relacionados ao motor, levando em consideração a utilização de combustíveis de alta octanagem, que tem como objetivo uma maior combustão a partir de altura elevadas de temperatura, e isso fez com que o projeto não se tornasse realidade para todos os consumidores da época, fazendo com que o veículo saísse de linha.

Por ver seus clientes insatisfeitos, a companhia se ofereceu para trazer soluções acessíveis para os usuários do veículo, dando a opção de remover sem custo algum, os turbocompressores, trocando também o carburador por um quadrijet, trazendo um motor mais simples, porém mais acessível e confiável, mesmo assim, a proposta não foi tão agradável, pois por mais que a potência fosse parecida, a proposta já não era mais a mesma, levando ao desinteresse dos proprietários.

O fracasso do turbinado

Apesar de todas as tentativas de sucesso, o Oldsmobile Jetfire foi realmente um grande insucesso para a montadora de veículos, que investiu diversos recursos de motores a fim de que alcançassem sucesso. O maior erro de todos, foi ofertar uma proposta de veículo que era extremamente inviável para os padrões da época, deixando assim diversos consumidores frustrados.

Os motores turbo, só tiveram resultados agradáveis ao consumidor na década de 70, quando foi introduzido pela BMW o 2002 Turbo, e mostraram assim, que mesmo a partir do fracasso que Jetfire sofreu em sua divulgação, ele foi um passo importante para ser alcançado nas décadas que viriam.