Os carros elétricos chegaram - Motores em Foco

Os carros elétricos chegaram

Anúncios

Antes, o brasileiro estava priorizando comprar carro automático, agora a preferência e por carros elétricos, se chegou o momento de você adquirir um carro elétrico, vou listar a baixo algumas coisas importantes que e preciso dar atenção antes de colocar um elétrico na garagem.

Tenha a calculadora em mãos, o grande objetivo do carro elétrico e um baixo índice de poluição, é acabar com a dependência de gasolina, e preciso se atentar aos números é ter a certeza que valerá a pena, já que hoje são encontrados carros movidos a gasolina bem econômicos que em alguns casos custam 70 mil reais mais barato,

Anúncios

Carregamento de carros elétricos

E possível fazer o carregamento com a tomada convencional de uma residência, mas o tempo de recarga em alguns casos passa de 20 horas, se precisa de uma constância com o carro, o ideal e instalar uma WALL BOX que fica na faixa de 5 mil reais, esse dispositivo usa uma voltagem diferenciada de uma residência, é consegue carregar o carro bem mais rápido.

Existem muitos pontos de recarga, inclusive alguns públicos, mas em condomínios é locais particulares, e preciso se atentar ao valor da cobrança para não ter uma surpresa no fim do mês. Segundo a (ABVE) Associação Brasileira de Veículos Elétricos em 2021 foram vendidos quase 36 mil carros elétricos é esse numero tende a aumentar cada vez mais.

Anúncios

Gurgel o primeiro carro elétrico no Brasil

Mas acredite, o Brasil já teve carro elétrico, o ano de 1974, a montadora Gurgel mostrou no Salão do Automóvel um carro chamado Itaipu, o (nome que referencia uma das maiores hidrelétricas do Brasil) o carro era bem pequeno como todos os outros modelos da marca, e foi o primeiro carro eletrificado da América latina, o carro levava dois passageiros e não entrou em produção.

Mas serviu de estudo para a Gurgel fabricar o primeiro carro elétrico produzido em larga escala o carro se chamava E-400 e ficou um ano em produção entre 1981 a 1982.

carros elétricos

O E-400 e E-500 (o numeral em seu nome significava a capacidade de carga), por exemplo, o E-400 possuía uma capacidade de 400 KG, era usado fibra de vidro na construção dos modelos que garantia um peso mais leve e seu motor tinha cerca de 13 CV, e o câmbio era oriundo da Volkswagen, a autonomia mal passava dos 100 km, e possuía 80 km/H de velocidade final, um dos pecados do carro era na questão  do carregamento que demorava demais eram quase 8 horas.

Os modelos possuíam muitas falhas tanto estrutural quanto no sistema eletrificado, mas inteiramente justificado pelo tamanho da fábrica e tecnologia de elétricos que era escassa no mundo inteiro. Grande parte das unidades vendidas foram parar em empresas que a Gurgel tinha parceria, as empresas comprava em quantidade para agregar a sua frota, ainda nos dias atuais existem algumas unidades circulando por aí na mão de colecionadores.

A frente da sua época

A Gurgel foi muito inovadora em vários aspectos, a questão e que se hoje o mercado não está preparado para carros elétricos, imagina há 30 anos? Outro ponto e a tecnologia que era empregada, por mais que trazia inovações no processo, as tecnologias nesse seguimento ainda engatinhavam, mas nem tudo foi perdido, a Gurgel aproveitou a carroceria do E400 para criar o E800 a diferença era que no lugar da bateria o carro vinha com um motor a combustão fabricado pela Volkswagen.

Me conte nos comentários se gostou da matéria, que brevemente posso contar toda historia da Gurgel, grande marca de carros que tivemos no Brasil e nos deixou órfãos de montadoras 100% Nacionais.