Anúncios
A CNH popular é uma oportunidade para as pessoas de baixa renda que sonham em dirigir um carro ou uma moto. O programa foi criado em 2009 pelo governo federal, e desde então já beneficiou milhares de brasileiros em vários estados.
O objetivo do programa é promover a inclusão social e a qualificação profissional, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e à mobilidade urbana. Além disso, o programa também visa formar condutores conscientes e responsáveis, contribuindo para a segurança e a educação no trânsito.
Anúncios
Para participar do programa, é preciso atender a alguns requisitos, como:
- Ter mais de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identidade e CPF;
- Comprovar renda familiar de até dois salários mínimos;
- Não ter cometido nenhuma infração de trânsito grave ou gravíssima nos últimos 12 meses;
- Não estar judicialmente impedido de tirar a CNH.
Além disso, é preciso se enquadrar em uma das categorias do programa, que são:
- Estudantes da rede pública de ensino, com bom desempenho escolar;
- Beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, Chapéu de Palha, entre outros;
- Egressos do sistema penitenciário ou que estejam cumprindo pena em regime aberto;
- Pessoas com deficiência;
- Trabalhadores rurais;
- Servidores públicos de baixa renda.
O programa oferece vagas para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), ou para a adição de categoria, caso o candidato já possua uma CNH. O programa cobre todos os custos do processo de habilitação, como taxas, exames, aulas teóricas e práticas, e material didático.
Para se inscrever no programa, é preciso ficar atento ao calendário de cada estado, que é divulgado pelo Detran local. As inscrições são feitas pela internet, no site do Detran, ou em postos de atendimento presencial. Os candidatos devem preencher um formulário com seus dados pessoais e escolher a categoria desejada.
Anúncios
Após a inscrição, os candidatos passam por uma seleção, que leva em conta os critérios do programa e a disponibilidade de vagas. Os selecionados são convocados para apresentar a documentação comprobatória e iniciar o processo de habilitação.
O processo de habilitação segue as mesmas etapas da CNH convencional, que são:
- Exame médico e psicológico;
- Curso teórico de 45 horas;
- Prova teórica de 30 questões;
- Curso prático de 20 horas;
- Prova prática de direção.
Os candidatos que concluírem o processo com sucesso recebem a sua CNH popular, que tem a mesma validade e as mesmas informações da CNH impressa. A única diferença é que a CNH popular tem um selo que indica a sua origem.
A CNH popular é um direito de todos os brasileiros que querem se habilitar e não têm condições de pagar. O programa é uma forma de garantir a cidadania, a dignidade e a liberdade das pessoas. Se você se interessou pelo programa, procure o Detran do seu estado e saiba mais.