A história da Mercedes - Motores em Foco

A história da Mercedes

Anúncios

A história de uma das maiores marcas de automóveis do mundo, a famosa marca alemã, Mercedes-Benz, iniciou bem antes do que se imagina, vários empreendedores e visionários fizeram parte da construção desse império que se mantém firme até os tempos atuais, então para começarmos.

Vamos voltar ao ínicio de tudo, no ano de 1871, onde Carl Benz desenvolvia o primeiro carro movido a combustão interna, este havia apenas três rodas, vendo o resultado de seu primeiro veículo. Nessa época outra grande montadora já estava sendo planejada a Audi.

Anúncios

Amigos

Ele resolveu não parar por aí, e a exatamente 20 anos depois, Carl criou a primeira linha de montagem de automóveis do mundo, chamado Benz & Cia , e também criou nesse mesmo período seu primeiro automóvel a quatro rodas.

Em paralelo a essa história, dois amigos também se desenvolviam no âmbito automobilístico, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, pois no ano de 1885 eles criaram o primeiro motor a gás, e no ano seguinte deram vida ao primeiro automóvel movido a gás, já no ano de 1890, os dois amigos passaram a comercializar seus veículos em sua própria empresa, a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), criando agora uma das maiores rivalidades do meio.

Anúncios

Mercedes

No mês de março, no ano de 1900 para tristeza de seu companheiro de trabalho, Gottileb Daimler chega a falecer, porém, no mês seguinte o judeu Emil Jellinek, que comercializava automóveis e a empresa DMG entraram em um acordo para a venda e distribuição de motores, criando assim a Daimler-Mercedes, que seria o novo modelo de motor produzido.

O primeiro Mercedes

Wilhelm Maybach, o engenheiro responsável pela produção dos motores e veículos, foi responsável pelo primeiro “Mercedes” desenvolvido, pois Jellinek pediu que fosse produzido um novo modelo que homenageia sua querida filha, Mercedes, então ele produziu um carro de competição com HP 36, fazendo então o primeiro carro com esse tipo de novo motor.

Esse novo motor, fez com que a Mercedes fosse implacável, em 19001, na corrida chamada “Semana de Nice”, que acontecia na cidade da França, em Nice, que era o polo da época para corridas automobilísticas, nesse mesmo ano, a empresa já produziu diversos outros modelos por conta da grande demanda de pedidos que o veículo estava recebendo.

Com todo o sucesso, Daimler adota em 1901 o nome Mercedes, e após a junção de Benz & Cia e DMG, nasceu a tão conhecida atualmente como Mercedes-Benz.

Em 1909, nove anos após a morte de um de seus fundadores, a famosa logotipo da Mercedes-Benz foi construída, a partir de uma inspiração em uma carta na qual Daimler havia escrito para a sua esposa, mostrando que havia esperanças para o futuro da empresa, a estrela representava então a terra, o mar e o ar, que representava a triplicidade da Daimler, porém só no ano de 1933 foi adotado a logomarca que conhecemos atualmente.

Fábrica da Mercedes no Brasil

Já no Brasil, essa história teve início no ano de 1956, porém, ao invés da produção de automóveis de passeio ou de corrida, a montadora da Mercedes no Brasil, que situava-se em São Bernardo do Campo em São Paulo, a montadora foi responsável pela fabricação, distribuição e comercialização de caminhões, sendo o primeiro modelo a ser fabricado o sucesso da época, o L-312, o primeiro caminhão de médio porte, a diesel produzido na montadora, e só após a sua consolidação no mercado de caminhões aqui no Brasil, a montadora adicionou ao seu processo de fabricação alguns veículos menores, e ao passar do tempo, foram introduzidos vários modelos de luxo, que atualmente também fazem parte do carro chefe da montadora.

Tradição

Em todos esses anos no Brasil, a Mercedes-Benz se tornou polo de importação e exportação de recursos, levando em consideração o fato de que a própria montadora produziu seus insumos para a produção de seus veículos, sejam eles de grande porte como caminhões e ônibus, quanto de pequeno porte como os carros de luxo, criando sempre soluções inovadores e funcionais que eram compatíveis ao mercado brasileiro atual e tudo o que ele necessitava para funcionar em bons modelos.

A montadora tem se atualizado de todas as formas, desde seu início, até os dias atuais, para entregar a melhor qualidade em toda a sua produção, trazendo ao mercado mundial e brasileiro, produtos que inspiram solução e modernidade, trazendo produtos que conversem com cada região para qual foi produzido, sejam fortes e eficientes, o que justifica a estabilidade da montadora tanto no mercado Brasileiro quanto no mundial.

Os desafios que a montadora sofreu desde seu início, não a fizeram parar de inovar e trazer ao mercado o melhor de cada produto, além de tudo, produzindo empregos de qualidade em cada fábrica que possui, e trazendo um grande intercâmbio de culturas.

Ao seus 120 anos de criação, a Mercedes-Benz, com toda certeza, é digna do título de uma das melhores montadoras automotivas de todo o mundo, e com certeza, a empresa não irá parar de crescer seu grande império.