Anúncios
A história dessa montadora americana teve seu início a mais de 100 anos atrás, e em sua trajetória leva mais de 14 milhões de veículos produzidos, e atualmente, a marca Chevrolet pertence à montadora General Motors.
Louis Joseph Chevrolet
Para começarmos, é importante saber sobre seu criador, pois a história de criação da montadora teve início com um piloto e grande engenheiro sueco, Louis-Joseph Chevrolet, que no ano de 1901, iniciou seu trabalho em Nova York pela montadora Fiat.
Anúncios
Em 1909, Louis projetou seu primeiro motor que possuía uma força de 4.8 cilindros e fez com que a fabricante de automóveis Buick batesse 11 recordes de velocidades e vencesse cerca de 116 corridas em território nacional, fazendo que o nome Chevrolet começasse a ganhar reconhecimento.
Inicio de Sucesso
Com o início de seu sucesso, Louis iniciou uma parceria com William Durant, fundador da General Motors, e dois anos depois, em 1911, em 3 de novembro, a Chevrolet Motor Car Company em Michigan, na cidade de Flint.
Anúncios
No primeiro ano da empresa, Chevrolet decidiu fabricar seu primeiro modelo, para que seu nome fizesse grande sucesso já em sua estreia, Durant, seu sócio não gostou muito da ideia, pois preferia um modelo mais simples e acessível para iniciar as vendas, porém isso não impediu o ex-piloto de fazer o que ele queria, então para sua estreia, criou um grande modelo que possui 6 cilindros e três marchas, o Classic Six, que lembrava bastante aos modelos europeus da época.
Porém no ano de 1915, a Chevrolet resolveu vender sua parte da empresa para Durant, e agora, a Chevrolet passou a pertencer a General Motors.
No ano de 1953, a Chevrolet ganhou espaço na venda de carros mais baratos, e nesse mesmo ano criou o modelo Corvette, esse esportivo ganhou o coração dos entusiastas de veículos.
Chevrolet no Brasil
Voltando a alguns anos atrás, em 1925 a primeira fábrica da montadora no Brasil, foi inaugurada, na cidade de São Paulo, no bairro Ipiranga, e após dois anos de sua inauguração, a segunda fábrica da montadora foi inaugurada na cidade de São Caetano do Sul, também no estado de São Paulo, e no Brasil fizeram sua parte a fim de atender os anseios e necessidades dos consumidores.
Em 1964, a montadora começou a produzir seu modelo chamado Veraneio, um esportivo de quatro portas, que foi utilizado como viatura de polícia e ambulância.
No ano de 1968 no salão do Automóvel em São Paulo, a Chevrolet lançou um de seu maiores sucessos, reconhecido até os dias de hoje, o Chevrolet Opala, que por muito tempo se tornou o objetivo de consumo de vários brasileiros, a sua fabricação durou cerca de 23 anos, e atualmente ainda é possível encontrar um desse modelo andando pelas ruas.
Em 1973, outro sucesso de lançamento, o grande marco da companhia no Brasil, o Chevette, um carro com um modelo americano e que teve o período de fabricação até o ano de 1993.
O Monza, veio no ano de 1982, como um modelo global, e trouxe a todos os proprietários seus grandes avanços tecnológicos para um modelo popular da época, esse modelo se tornou o queridinho de todos pelo mundo.
Já em 1989, o Kadett foi lançado, como um hatch de tamanho médio, que teve sua fabricação até o ano de 1995, nesse período, no ano de 1992, o Omega chega nos mercados brasileiros, esse grande carro possuía um motor 3.0 e cilindros de 163 cv de potência.
Em 1994, chegou a vez do Corsa no Brasil, em sua versão hatch, e caiu no gosto popular dos brasileiros, sua versão hatch teve seu período de fabricação até o ano de 2012, enquanto sua versão sedã, chegou ao fim de sua fabricação no ano de 2015.
Logo após o fim de fabricação do Kadett, o Chevrolet S-10 chega aos mercados brasileiros no ano de 1995, sendo uma das primeiras picapes médias a chegar ao mercado.
Atualmente
A Chevrolet fez parte indispensável no meio automotivo mundial e nacional, atualmente esse sucesso se mantém , e a montadora ainda segue como uma das melhores nas listas de venda, tanto em automóveis populares quanto luxuosos, pode-se dizer então que a montadora ainda vive seus momentos de glória, pois até os dias de hoje produz automóveis que se mantém como líderes de venda, grande exemplo disso é o Chevrolet Ônix, que foi apresentado no salão de São Paulo no ano de 2013, esse modelo trouxe diversas inovações sendo apresentados nas versões hatchback, sedan e notchback, e o Prisma, a versão do modelo Onix, foi campeão de vendas em 2017 em sua categoria.
Isso só prova o grande impacto da Chevrolet no mercado automobilístico, trazendo inovações em tecnologia e design, uma montadora que iniciou sua história a partir da vontade de fazer diferente, se mantém estável no mercado mesmo após um século de uma história de grandeza.