Grandes Pilotos: Alain Prost - Motores em Foco

Grandes Pilotos: Alain Prost

Anúncios

Nascido em 24 de fevereiro de 1955, na França, e conhecido por sua inteligência e estratégia nas pistas, Alain Marie Pascal Prost, é considerado até os dias de hoje, um dos maiores pilotos automobilísticos de todos os tempos, tendo angariado para si 4 títulos da Fórmula 1, mas sua história nos conta muito mais que suas vitórias.

Alain Prost na fórmula 3

Aos 14 anos de idade, Prost já demonstrava interesse por kart, toda essa paixão por pilotar o levou às categorias juniores do automobilismo, no decorrer dos anos e de seu progresso, participou e venceu de campeonatos de Fórmula 3.

Anúncios

No ano de 1980 conseguiu ingressar na Fórmula 1, correndo como piloto da equipe McLaren, em sua corrida de estreia, conseguiu marcar seu primeiro ponto, chegando em 6ª posição, fazendo com que chamasse atenção de muitos, pois era extremamente raro um estreante marcar ponto em sua primeira corrida.

Renault

Já no seu segundo ano, o Professor, saiu da McLaren e se juntou a equipe da Renault, quebrando seu contrato de 3 anos que havia com a antiga equipe.

Anúncios

Pela sua nova equipe, conseguiu seu primeiro pódio, no Grande Prêmio da Argentina, ficando em terceira posição, 7 pontos atrás do campeão, mas no mesmo ano, ele também conquistou sua primeira  grande vitória, em seu país de origem, no Grande Prêmio da França de 1981.

No ano de 1983, Prost competiu pelo título com um dos grandes pilotos brasileiros, Nelson Piquet, ganhando o GP da França e sendo vice de Nelson Piquet.

Após alguns problemas com a Renault, seu contrato foi encerrado, e então Prost retornou a McLaren no ano de 1984, onde teve um dos seus melhores desempenhos, pois pela equipe conquistou 30 vitórias e 3 títulos. No ano de 1984, Prost quase perdeu a temporada por meio ponto na corrida de Mônaco, importante salientar que essa corrida foi disputada pelo jovem piloto Ayrton Senna, que marcava ali sua rivalidade com Alain Prost.

Alain

Já em 1985, o Professor teve seu primeiro título da Fórmula 1, onde conquistou 5 vitórias, conquistando 20 pontos a mais que o segundo colocado, e no ano de 1986, repetiu o feito, alcançando a vitória. No ano de 1987 Alain Prost, infelizmente não conseguiu realizar o mesmo feito, conquistou algumas vitórias, porém perdeu o título novamente para o brasileiro Nelson Piquet.

McLaren

Em 1988, Ayrton Senna se juntava a McLaren, e os dois se tornaram colegas de equipe, fazendo com que mesmo sendo da mesma equipe, os dois criassem uma grande rivalidade, pois ambos estavam ao mesmo nível. Exemplo da rivalidade, foi na Grande Corrida de Portugal em 1988, em que Senna tentou bloquear Prost para alcançar a liderança, porém o francês conseguiu se sair bem, e teve a vitória nessa GP.

Mas a grande rivalidade não parou por aí, em 1989, o título estava entre o Jovem Senna e o Professor, no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, nesta corrida, Prost e Ayrton estavam competindo pela vitória, e nesse momento Alain bloqueou a passagem de Senna, fazendo com que ambos saissem da pista, nesse momento o Professor saiu do carro, enquanto Senna gesticulava para que os técnicos o ajudassem a voltar a pista, Prost então foi aos comissários para reportar a manobra ilegal que tirou de Ayrton sua vitória, fazendo com que então Alain Prost se tornasse o novo campeão.

Depois desse acidente, Prost rescindiu o contrato com a McLaren, e entrou para Ferrari no ano de 1990, onde se encontrou novamente com Ayrton Senna no Grande Prêmio do Japão, mas desta vez o professor não garantiu a vitória, que foi conquistada então pelo brasileiro.

Em 1991 Alain Prost não teve nenhuma vitória e ainda foi demitido, pois resolveu expor suas opiniões sobre os carros da Ferrari publicamente, falando que não eram bons carros de corrida por sua falta de confiabilidade, sendo assim, demitido antes de terminar o contrato, fazendo com que ele não pudesse assumir nenhuma outra equipe, ficando o ano de 1992 sem correr.

Willians

No ano de 1993, foi convidado pela a Willians para participar da equipe, e na cláusula da equipe, colocou que estaria proibido convidar o piloto Ayrton Senna para participar da equipe enquanto estivesse por lá, em decorrência da rivalidade que ambos tiveram quando competiam juntos pela McLaren, e nesse mesmo ano Prost conquistou o seu terceiro e último título pela Fórmula 1, no ano seguinte, resolveu sair da Willians e não competir mais, em 1997 voltou como líder de corrida, porém em 2001 decidiu se aposentar e saiu da categoria aos 46 anos de idade.

Alain Prost foi considerado um piloto cauteloso, inteligente, rápido e calculista, fazendo com que tivesse vários apelidos, “o Professor” e “Calculista”.

Anos depois, ex-piloto automobilístico, trabalhou como consultor da Renault, atualmente conhecida como Alpine, do ano de 2015 e 2021, porém, resolveu não renovar seu contrato como diretor-não executivo no ano de 2022.