Tipos de Câmbio - Motores em Foco

Tipos de Câmbio

Anúncios

Uma vez li uma certa pesquisa que dizia que 6%, dos carros nos EUA ,eram equipados com câmbio manual e esse numero refletia carros esportivos, ou seja, o mercado norte-americano só consome carros automáticos.

Na mesma pesquisa, havia um alerta para o crescente número de modelos automáticos vendidos no Brasil, e citava como base a vendas dos Fiat equipados com o famigerado dualogic que você deve manter distância.

Anúncios

Hoje em dia quase todos os modelos vendidos no Brasil tem opção de câmbio automático, o mercado se modernizou, e as novas plataformas e motores permitem um bom câmbio automático, há modelos que possuem até 9 marchas, outros possuem duas embreagens outros marchas infinitas como nem tudo são flores e como já foi dito, existem modelos com funcionamentos distintos e isso deve ser levado em consideração na hora de assinar a papelada.

Câmbio manual

O Câmbio manual, ainda tem muita saída no Brasil, muitos carros equipados com ele, são preferidos de empresas locadoras e pessoas com baixo orçamento para adquirir um carro novo, o sistema e operado pelo condutor que conforme a velocidade e rotação faz as trocas de marchas.

Anúncios

Quando o condutor pisa na embreagem, o torque do motor para as rodas e suspenso, com isso o sistema faz as trocas de engrenagens, esse e o câmbio mais comum, do mercado, já que seu preço de reparação e muito baixo. Quando usado da maneira correta, a embreagem dura uma média de 150 mil quilômetros.

Câmbio automático

O câmbio automático veio se popularizando no Brasil desde a década de 90, quando as importações foram liberadas pelo então presidente Collor, o sistema e bem diferente do câmbio manual, já que as trocas são feitas automaticamente por todo um conjunto de engrenagens o motorista seleciona a marcha e pronto.

Câmbio Automático

Mas o sistema possui algumas ressalvas, já que o funcionamento desse tipo de câmbio rouba em média 15% da potência do motor. O culpado e o conversor de torque, peça chave para o funcionamento do câmbio que e responsável por transferir o torque para as rodas.

Outro ponto a se observar, e que esse tipo de câmbio exige a troca do fluido a cada 40 mil quilômetros, nos sistemas mais convencionais e o serviço custa uma média de R$ 700 Reais e pode passar dos R$ 1000 Reais dependendo do estado de conservação do sistema. (Saiba como cuidar do seu câmbio automatico)

Câmbio automatizado

Esse sistema apareceu há pouco tempo no mercado, e geralmente e encontrado em carros de alto valor agregado já que e mais moderno. Tecnicamente falando o sistema faz trocas muito rápidas, e não possui conversor de torque consequentemente não tira a potência do motor nem  aumenta o consumo.

Existem câmbios tão modernos  que não usam óleo,  outro fato interessante e que e possível encontrar alguns modelos com o sistema de dupla embreagem, e isso mesmo o sistema tem uma embreagem para as marchas impares e outra para as marchas pares + Ré e um sistema mais complexo e que exige profissionais de qualidades sua manutenção costuma ser mais salgada.

Câmbio CVT

Esse câmbio e amado por poucos e odiado por muitos, sua concepção demorou mais de 10 anos, durante esse tempo o projeto passou na mão de algumas montadoras e foi lançado pela Nissan.

O grande problema, era a dificuldade de criar um óleo que conseguisse resfriar o câmbio durante seu funcionamento, foi testado até óleo de mamonas, seu funcionamento e simples.

Fisicamente existe uma marcha para a frente e outra para trás, então o sistema de correntes vai se adequando de acordo com a velocidade do carro, muitos parietários reclamam do barulho que o carro produz  sendo comparado a de uma enceradeira.

E muitos motoristas sentem falta de sentir as trocas de marchas, esse sistema privilegia o consumo, e o conforto e de baixa manutenção, mas exige a troca de óleo que fica em média RS 700 Reais

A escolha

Como foi escrito acima, cada câmbio tem a mesma finalidade, mas com o processo diferente, e isso pode impactar significativamente na sua experiência e bolso, por isso na hora de assinar a papelada leve isso em consideração para não ter surpresas.