Por toda sua vida: Volkswagen Fox - Motores em Foco

Por toda sua vida: Volkswagen Fox

Anúncios

O Fox foi um projeto da Volkswagen, para o segmento compacto premium, algumas montadoras apostavam que esse segmento teria uma grande fatia do mercado.

Então em 2003 surge o Fox, como o Celta o carro foi projetado por brasileiros, para brasileiros por fora o carro tinha dimensões compactas, mas por dentro havia muito espaço e por objetos para todo lado.

Anúncios

Plataforma

O carro era construído na plataforma PQ24, a mesma do Polo, antes mesmo do seu lançamento havia a possibilidade do carro substituir o Gol, mas o carro, o carro acabou ocupando o lugar entre o Gol e o Polo e nessa época muito se falava sobre carros globais e foi cogitado que o carro seria um modelo global, mas não aconteceu.

A dificuldade da montadora teve em substituir o Gol pelo Fox foi seu custo elevado de produção, sua plataforma PQ24, era muito moderna para a época, com isso a montadora então decidiu elevar o nível do modelo, durante sua trajetória o modelo só perdia em vendas para o Gol. Com isso a montadora decidiu criar variações do carro como a SpaceFox (perua) e o CrossFox (versão com apelo offroad).

Anúncios

Logo em 2008, veio o primeiro facelift então visualmente o modelo ganhou para-choques da SpaceFox, a montadora descontinuou a versão Sportline, e entrou em cena uma versão especial chamada de Route, a cor promovida foi um amarelo bem chamativo e foi um sucesso imediato, nessa mesma atualização o CrossFox perdeu o quebra mato por motivos de segurança ao pedestre.

Em 2010 surge a segunda geração do modelo com mudanças mais profundas, o desenho ficou atualizado com os carros da marca que eram comercializados na Europa, internamente o carro ganhou novo painel e materiais de melhor qualidade no habitáculo do veículo, na motorização não houve mudanças, e os motores continuaram o 1.6 de nome EA111 (Um AP melhorado) e o 1.0 chamado de EA211 os dois com tecnologia flex.

Facelift de sucesso

Em 2015 o carro ganhou um facelift e ficou bem-parecido com o Golf MK7, as lanternas traseiras ficaram horizontais e os faróis ficaram mais achatados, o carro agora vinha com direção elétrica “uma das melhores que eu já usei” e também ganhou novos elementos de segurança, as versões eram Bluemotion 1.0 e Trendline, Comfortline com o EA111 1.0 ou 1.6) e a Highline com o 1.6 16V MSI.

Com o mercado mudando, a montadora sempre fazia algumas manobras para o carro continuar em linha, e uma delas foi aposentar todas a versões do carro, e criar duas chamadas de Connect e Extreme e o tão amando CrossFox saiu de linha juntamente com os motores 1.6 16 válvulas e 1.0, a única motorização que ficou em linmha foi o 1.6 8v.

O Fox permaneceu em linha por 18 ano, e foram mais de 2 milhões de unidades vendidas durante esse tempo, e o carro fez muito sucesso enquanto era fabricado.

E interessante citar que em meados de 2008, alguns clientes tiveram o dedo decepado, ao tentar deitar o banco do carro de uma maneira que não estava descrita na manual do carro. Várias vítimas acionaram a montadora na justiça requerendo uma indenização, a Volkswagen promoveu um recall, para sanar o problema. O interessante, e que a marca adaptou uma mudança para os carros destinados ao Brasil, e os modelos que iam para fora, usavam outra solução.

Principais problemas

na motorização 1.6 MSI, existe uma queima excessiva de óleo, uma das causas e a montagem errada de alguns componentes do motor. Há muitos relatos também de barulho na bomba de combustível, caixa de direção e os modelos 1.6 8v costumam apagar do nada no trânsito.